Como biocontrolo genético está a ser utilizado na agricultura atualmente?
O biocontrolo genético conhecido como a Técnica do Inseto Estéril, que se baseia na irradiação, tem sido utilizado de forma segura por décadas para controlar pragas agrícolas. Por exemplo, na América Central, as moscas varejeiras estéreis são libertadas para evitar a migração destas importantes pragas pecuárias em direção norte, da América do Sul para o México, América Central e sul dos EUA. No caso das moscas do mediterrâneo, os machos esterilizados por radiação são ou têm sido utilizados para controlar esta importante praga dos citrinos e de outros frutos em países como a Argentina, México, Portugal, República Dominicana, Guatemala, Espanha, África do Sul e EUA.
A engenharia genética também está a ser aplicada ao controlo de pragas agrícolas, como a mosca do mediterrâneo e a lagarta do cartucho. A tecnologia do FriendlyTM da Oxitec foi aprovada pela agência brasileira de biossegurança para o controlo da lagarta do cartucho.
Para mais informação:
https://www.iaea.org/topics/sterile-insect-technique
https://www.taylorfrancis.com/books/oa-edit/10.1201/9781003169239/area-wide-integrated-pest-management-jorge-hendrichs-rui-pereira-marc-vreysen
http://www.oxitec.com/en/food-sustainability
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.