Porquê utilizar sistemas de impulso genético em vez de outras técnicas de biocontrolo genético?
Existem pelo menos três razões pelas quais os sistemas de impulso genético devem ser considerados em vez de outras técnicas de biocontrolo genético:
Os que têm potencial para persistir e propagar-se dentro e entre populações cruzadas do organismo-alvo serão mais adequados para necessidades de controlo que abrangem grandes áreas (a nível nacional ou regional).
Os métodos de biocontrolo genético, como a Técnica do Inseto Estéril e técnicas relacionadas, requerem a criação, transporte e liberação contínuos de grandes quantidades de insetos para manter o controlo do organismo-alvo. A manutenção destes programas ao longo do tempo pode constituir um desafio e exigir muitos recursos. A capacidade de persistência e de propagação das tecnologias de impulso genético pode facilitar a sua aplicação e manutenção, contribuindo para o seu impacto sustentável.
As tecnologias de impulso genético podem ser desenvolvidas para reduzir ou eliminar o organismo-alvo do ambiente local, ou para deixar a espécie-alvo no ambiente, mas alterando-a geneticamente de modo a deixar de representar uma ameaça. Esta flexibilidade é uma caraterística importante das tecnologias de impulso genético.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.