Qual é a diferença entre a edição genética e o impulso genético?

Categories: Gene Drive Mechanisms, Portuguese

A edição genética (ou de genomas) refere-se à alteração do ADN de um organismo, ao passo que o impulso genético corresponde a um padrão de hereditariedade.

O termo edição genética é utilizado para descrever alterações relativamente precisas nos genomas, e que são realizadas utilizando qualquer uma das diversas ferramentas que funcionam como tesouras moleculares (tecnicamente designadas como endonucleases – proteínas que cortam ácidos nucleicos como o ADN e o ARN). Uma versão popular e eficaz da tesoura molecular para a edição de genes é o sistema CRISPR-Cas. A edição de genes tem vindo a ser aplicada para uma série de propósitos, incluindo pesquisa científica básica e desenvolvimento de novos tratamentos para doenças.

A edição genética também pode ser utilizada para desenvolver impulsos genéticos em laboratório. Um dos mecanismos usados para este efeito utiliza uma componente do sistema de edição de genes CRISPR-Cas. Existem outras formas através das quais os pesquisadores podem obter padrões de hereditariedade preferenciais, que é o que define o impulso genético.

Para mais informação:

https://www.genome.gov/about-genomics/policy-issues/what-is-Genome-Editing

http://www.scientificamerican.com/video/what-is-crispr-and-why-is-it-so-important/

https://genedrivenetwork.org/videos#mxYouTubeR88da54c719d7acb5beb6a53f64c5214b-7

Did you find this FAQ helpful?
Thumbs Up Icon 0
Thumbs Down Icon 0

Leave a Reply