Qual é a diferença entre a edição genética e o impulso genético?
A edição genética (ou de genomas) refere-se à alteração do ADN de um organismo, ao passo que o impulso genético corresponde a um padrão de hereditariedade.
O termo edição genética é utilizado para descrever alterações relativamente precisas nos genomas, e que são realizadas utilizando qualquer uma das diversas ferramentas que funcionam como tesouras moleculares (tecnicamente designadas como endonucleases – proteínas que cortam ácidos nucleicos como o ADN e o ARN). Uma versão popular e eficaz da tesoura molecular para a edição de genes é o sistema CRISPR-Cas. A edição de genes tem vindo a ser aplicada para uma série de propósitos, incluindo pesquisa científica básica e desenvolvimento de novos tratamentos para doenças.
A edição genética também pode ser utilizada para desenvolver impulsos genéticos em laboratório. Um dos mecanismos usados para este efeito utiliza uma componente do sistema de edição de genes CRISPR-Cas. Existem outras formas através das quais os pesquisadores podem obter padrões de hereditariedade preferenciais, que é o que define o impulso genético.