Uma construção de impulso genético proveniente de mosquitos modificados pode ser transmitida aos seres humanos?
Isso é extremamente improvável porque implicaria a ocorrência de uma série de acontecimentos altamente improváveis:
Transferência de ADN: as análises dos genomas dos primatas (incluindo os humanos) não revelaram a presença de quaisquer genes de insetos, indicando que nunca foi detetada uma transferência de genes dos mosquitos para os humanos (transferência horizontal de genes).
Localização do ADN: mesmo que o ADN do mosquito fosse transferido durante a picada, seria muito pouco provável que esse ADN se introduzisse numa célula humana, e ainda menos provável que fosse transferido para um espermatozoide ou óvulo humano de forma a manter a sua função.
Funcionalidade do ADN: a maior parte dos sistemas de impulso genético são criados para estarem ativos apenas no sistema reprodutor do mosquito, o que significa que os componentes moleculares que compõem o impulso genético dificilmente funcionariam numa célula humana.
Uma vez que cada evento possui, a nível individual, uma probabilidade de ocorrência extremamente baixa, acredita-se que a probabilidade de um impulso genético funcional ser transferido de um mosquito modificado para um ser humano seja extremamente baixa. No entanto, esta questão deve ser abordada caso a caso durante a avaliação de riscos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.